TERAPIAS COMPLEMENTARES

Introdução

Esta forma de ver o indivíduo de forma geral, levando em consideração seus aspectos físicos, psicológicos e energéticos, é também conhecida como terapia holística.

Entendendo as teparias complementares

O nome terapia alternativa vem aos poucos sendo substituído por terapia complementar, uma vez que, este tipo de prática, vem se tornando cada vez mais comum no ocidente.

A medicina tradicional chinesa comprova o reconhecimento e o espaço que este tratamento vem conquistando em muitos países fora do oriente, inclusive, no Brasil.


Uma de suas terapias mais conhecidas, a acupuntura, apesar de já ser utilizada pelos chineses a cinco mil anos, conquistou finalmente seu reconhecimento pelo Conselho Regional de Medicina brasileiro.

Cada vez mais e mais pessoas buscam a acupuntura para tratar de muitas situações de enfermidade causadas por desequilíbrios orgânicos, que são tão comuns ao homem moderno. Hoje, este tratamento já pode ser encontrado, inclusive, no SUS.

Além da acupuntura, que já é utilizada em muitas clínicas e consultórios médicos, fazem parte da medicina tradicional chinesa outras terapias complementares como a massoterapia e a fitoterapia.

Além da medicina tradicional chinesa, fazem parte também da terapia holística outros tipos de “tratamentos” como a iridologia, holoterapia, aromaterapia, arte-terapia, musicoterapia entre muitas outras.

Apesar de sua grande contribuição ao bem estar geral do indivíduo, é muito importante que as pessoas que já possuem algum tipo de problema de saúde não deixem de informar seu médico, caso decidam procurar um destes tratamentos.

Além disso, sendo um tratamento complementar, estes tratamentos não devem substituir o tratamento da medicina tradicional.

Seu médico deverá ser sempre informado sobre tudo que você venha buscando como forma complementar de tratamento.

Nenhum comentário: