TUDO É GRATIS

Quando os fogos de artifício explodiram no céu da meia-noite no dia 31 de dezembro, eu estava feliz da vida. O brilho dos fogos iluminava o céu e o rostinho do meu filho de um mês golfando leite para cima de mim. Os tradicionais sete pulinhos sobre as sete ondas ficaram de fora esse ano, no lugar ficaram sete deliciosas golfadas na minha camiseta.

Naquela noite, a primeira coisa que me veio à cabeça olhando os fogos coloridos encobrindo as estrelas do céu foi: Caramba! Esse pedaço de pedra flutuante que nós vivemos deu mais uma volta inteira no Sol, sem jorrar água para os lados, sem deixar ninguém cair para fora, simplesmente deu mais uma volta no escuro com toda a paciência e matemática do universo. Caramba, que coisa incrível!!! Não existe nada mais bonito e mais raro do que tudo isso. Tudo grátis! Se nos afastarmos da Terra, se nos distanciarmos da Via Láctea, vamos perceber que realmente somos poeira cósmica. Não somos grandes, nem especiais, somos um farelo microscópico de migalha de pão italiano sob um imenso manto preto sem fim. E nesse farelo insignificante, por alguma mágica que ninguém ainda explica, nasceu a água, o verde, os peixes, os animais, nasceram os nossos ancestrais, os nossos avós.


Sim! Eu e você, netos, irmãos, família! Não importa a cor da sua pele, o sotaque da sua fala, o deus da tua igreja, somos todos irmãos! Mas, por alguma razão que desconhecemos, essa informação ainda não chegou no Quênia, onde no primeiro dia do ano 135 pessoas morreram na pós-eleição e 50 foram queimadas vivas dentro de uma Igreja; não chegou na Colômbia, onde os membros da Farc decidiram não soltar os reféns conforme haviam prometido, não chegou em São Sebastião, praia de São Paulo, onde um turista foi baleado na cabeça; não chegou no Paquistão, onde mataram Benazir Bhutto a queima roupa; não chegou em vários lugares onde se mata por centavos e se estupra por uma garrafa de pinga.

Para muita gente não existe ano novo, é tudo a mesma coisa, nada muda, nem vai mudar. A ignorância, egoísmo, violência e tudo de ruim que existe por aí continuará existindo de alguma maneira; por isso, a minha vontade, obrigação e responsabilidade está em enviar uma mensagem positiva, otimista e do bem para todos.

O planeta está se esfarelando, nós vivemos o fim de uma era, mas se ainda existe uma força gigante capaz de rodar essa pequena pedra em torno do sol independente dos crimes que cometemos, eu tenho que estar junto dela; se ela não desiste, eu também não desisto, se ela ainda não atirou o planeta contra o Sol, eu também não vou fazer isso.

Eu prefiro fazer companhia à força que move o planeta do que a força que sustenta as drogas de todos os tipos e toda a baboseira que tem por aí. Para os chineses, 2008 é o ano do rato; para a CNBB, 2008 é o ano da Fraternidade e Defesa da Vida; para os imigrantes japoneses, 2008 é o ano do Japão no Brasil; para mim, 2008 é o ano de FAZER ALGO DE GRAÇA pelos outros todos os dias. GRÁTIS é o nome do jogo em 2008, a minha bandeira.

FAÇA ALGO DE GRAÇA, de preferência com o coração! Eu vou cobrar AÇÕES GRATUITAS de todo mundo. Quando falar comigo eu quero saber qual foi a sua AÇÃO GRATUITA do dia. Não se dirija a mim sem ter feito algo nesse sentido. Faça ALGO DE GRAÇA porque você SENTE tesão ao fazer isso, ou, se for o caso, faça por marketing, de qualquer maneira, faça.

Sai Prozac, entra Pró-Grátis! Essa é a sociedade que vamos encarar pela frente, onde 80% de tudo será dado de graça!

Os preços das coisas vão cair, mais e mais e mais. Vão cair tanto que algumas coisas serão realmente gratuitas.

Veja o caso do seu celular. Anos atrás você tinha que comprar um despertador para te acordar pela manhã, um walkman para ouvir as suas músicas preferidas, uma agenda de couro para tomar nota dos seus compromissos, um donkey kong para se distrair na escola, uma câmera para fotografar o seu filho, hoje, você tem o despertador grátis, a agenda grátis, o walkman grátis, o video game grátis, e em algumas casos até o telefone é grátis. Eu não estou falando aqui sobre a palavreado boring-to-boring do mundo corporativo que fala sobre agregar valor, eu estou falando aqui sobre DAR VALOR, realmente DAR e não agregar! Eu acredito que 80% de tudo que você conhece hoje será dado de graça. DAR VALOR será a melhor maneira de conseguir vender os 20% restantes.

Educação grátis, música grátis, consultoria grátis, televisão grátis, design grátis, internet grátis, shows grátis, avião grátis, revistas grátis, livros grátis, celulares grátis, notebooks grátis, televisores grátis, tudo grátis! Você deve se preparar firmemente para esse novo momento, começando pela sua maneira de pensar, encarar as pessoas, aquilo que sabe, aquilo que guarda a sete chaves. É hora de DAR PARA RECEBER! Para botar mais lenha na fogueira, um pensamento: O que você faz com o seu tempo assalariado é a sua receita; o que você faz com o tempo não assalariado é o SEU FUTURO. O que você está fazendo com o seu tempo grátis?

Ontem eu comprei um Kinder ovo para a minha filha por dois reais. Dentro do ovo veio um brinquedinho composto por seis partes de plástico + 1 manual de papel + 1 adesivo para colar no brinquedo, tudo dentro de uma embalagem plástica composta por dois pedaços. Poxa, quanto custa a produção desse brinquedinho? Se você levar em conta que a margem da banca de jornal onde eu comprei o Kinder ovo deve ser 100%, alguém está trabalhando de graça, certo? 80% serão grátis!!! Estamos quase lá. 50% de tudo que compramos já são grátis.

A HP dá a impressora para faturar nos cartuchos, a Gillette dá o aparelho de barbear para ganhar na venda das lâminas, a Microsoft recheia o Windows Vista com vários acessórios que ninguém usa para vender o novo sistema operacional, a Toyota entrega notebook para quem compra um Corolla no final de semana. Na Europa você consegue viajar de avião de Paris para Milão por apenas 10 euros ou menos!!! Eu já assisti a shows grátis da Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Orquestra filarmônica da Alemanha no Parque do Ibirapuera promovidos pelo Pão de Açúcar para me incentivar a comprar bolacha de morango, filé mignon e creme de leite nas lojas deles. Poxa, será que a Nona de Beethoven vale menos do que um pacote de pão integral? Não sei, talvez sim, talvez não, mas o ponto é: Quantos % dos seus produtos você vai dar de graça em 2008? Quem vai pagar a conta quando tudo for grátis? Ninguém! Ninguém pode pagar a conta de algo que é dado de graça porque não custa nada para fazer. E mais, ninguém pode roubar algo que lhe foi dado de graça!

Quando se é jovem, o negócio é causar uma boa impressão nas pessoas, do chefe a namorada. Quando se atinge uma certa consciência de vida, o negócio passa a ser deixar um legado para as pessoas. Eu quero deixar um legado. Eu quero participar da reforma do Brasil. Eu quero deixar um legado de ética, integridade e justiça para as próximas gerações, mesmo que nem todas as pessoas pensem assim. 2008 traz mais uma oportunidade de vivermos baseados nesses valores, mais um ano em que uma força desconhecida vai mover a pedra em que vivemos, dando provas claras que não devemos jogar a toalha, mas renovar a sociedade. Ricardo Jordão Magalhães

Nenhum comentário: