REDE VERDE

O QUE CADA UM PODE FAZER PARA DETER O AQUECIMENTO GLOBAL

Definitivamente, cada um de nós pode e deve colocar seu grão de areia é o nosso Planeta, nossa casa, nossa vida, a vida de nossos filhos, nossos netos

O QUE PODEMOS FAZER COMEÇANDO EM CASA.

Após a reunião dos peritos da ONU sobre a mudança climática –(realizada em 1ºfev2007, Paris) - foi determinado que restam só 10 anos para que possamos frear a catástrofe ambiental e climática que se aproxima.
A responsabilidade não é só política e empresarial, mas também da postura de cada habitante da Terra diante do fenômeno é a chave para salvar o Planeta, nossas vidas e as futuras gerações.

AÇÃO e INFORMAÇÃO farão a diferença.


1 - ÁGUA - Consuma menos - descubra novas formas de economizar* Não esvazie a CISTERNA desnecessariamente e ao fazê-lo, utilize a água armazenada.
Repare imediatamente os VAZAMENTOS: 10 gotas de água por minutodesperdiçam 2 mil litros de água por ano.

B A N H E I R O *VASO SANITÁRIO NÃO É LIXO! Não jogue cotonetes, papéis, pontas de cigarro, compressas, ob ou preservativos, utilize a cesta do lixo.*Gel, xampu e detergentes são contaminadores. Usá-los moderadamente eoptar por produtos ecológicos.

B A N H O - *Prefira DUCHA à banheira. Economiza 7mil litros p/ ano.*Mantenha a ducha aberta só o tempo indispensável, fechando-a enquantote ensaboas.
*Não deixe a torneira aberta enquanto escovar os dentes ou barbear.C O Z I N H A
*Não lave os alimentos com a TORNEIRA aberta, utiliza um recipiente.
Ao terminar, esta água pode ser aproveitada para regar as plantas.
*Utilize a máquina de lavar louças na sua capacidade máxima.

*ÓLEO USADO Não despeje na pia ou vaso sanitário, é muito difícil de tratar a água depois.

L A V A N D E R I A

*Utilize a MÁQUINA DE LAVAR somente quando estiver cheia totalmente.*Reutilize totalmente ou parte da água da máquina: para descarga do banheiro, limpar pisos, calçadas.

J A R D I M

*O melhor momento para regar é à tardinha, menor evaporação.* Use água não potável para regar jardins e lavar calçadas; e a de cozimento de alimentos para regar as plantas.
*Prefira plantas nativas, que requerem menos cuidados e menos água.*Não esquecer de plantar a SUA ÁRVORE, ao menos uma vez vida.2 – LIXO
*Mais da metade da produção industrial é reciclável.
*Por que não RECICLAR e ECONOMIZAR?
*Não jogue nenhum tipo de lixo no MAR, RIOS e LAGOS.

LEI DOS 3 ERRES

o REDUZIR - (o consumo desnecessário e irresponsável).
o RECICLAR- (transformar em novas propostas de utilização)
o REUTILIZAR - os bens.
REJEITE PRODUTOS DESCARTÁVEIS. Tenha sempre com você uma canecadurável para não ter que usar copos descartáveis, quando não estiverem casa. Esta pequena atitude é um exemplo suficiente para fazer aspessoas a sua volta pensarem.
*Recuperar caixas de papelão e embalagens de papel contribui para que diminua o corte árvores, responsáveis pela captação do gás metano e da purificação do ar.
*Reutilizar 100k de papel se salva a vida de, pelo menos, 7 árvores.*Selecionar o lixo que produzir. Consulte Prefeitura ou Condomínio, sobre a possibilidade de um SISTEMA SELETIVO DO LIXO.

*Use sempre vasilhas RETORNÁVEIS.
*Escolha vasilhame de VIDRO no lugar de plástico, "tetrapack" e alumínio.*Não esbanje guardanapos, lencinhos, papel higiênico ou outros.
Existem cooperativas e empresas que absorvem esses materiais recicláveis como: jornais, livros velhos, garrafas, metais,etc.

3 – ALIMENTAÇÃO
*Diminua o consumo de carnes vermelhas. A criação bovina contribuipara o aquecimento global, pela devastação de árvores e ecossistemas ea diminuição dos rios. A flatulência do gado é um problema ecológicotambém. As origens principais dos gases estufa, são: O dióxido decarbono (CO2) da queima de combustíveis fósseis e da biomassa. Ometano (CH4) oriundo de arrozais, da flatulência do gado bovino, deaterros de lixos urbanos e da queima de biomassa.
www.gpca.com.br/Gil/art92.htm*Produzir 1 kilo de carne gasta mais água do que 365 duchas.

*Não consuma enlatados (Atum em via de extinção), produzir consomemuitos recursos e energia.
*Evite alimentos - transgênicos - (OMG organismo manipuladogeneticamente), sua produção além de concentrar renda contamina osEcossistemas, deteriorando o meio-ambiente.
*Consuma mais frutas, verduras e legumes do que carnes.
*Nunca compre pescados pequenos para consumir.
Se possível, consuma alimentos sem pesticidas, ou inseticidas, etc.4 – ENERGIA
*Comece hoje mesmo a diminuir seu consumo diário.
*Água quente somente se necessário e só o necessário;
*Banho com água fria é mais saudável.
*Evite o FERRO, AQUECEDOR e MAQUINA DE LAVAR, gastam muita energiaesgotando os recursos naturais.
*PETRÓLEO, CARVÃO e GÁS utilizados para gerar energia são combustíveisgeradores de gases, como o "dióxido de carbono" aumentam temperatura global.*Melhor cozinhar com gás do que com energia elétrica.*Desligue a TV, rádio, luzes, computador (tela) se não estiver usando.*Apagar sempre as luzes de zonas pouco utilizadas, inclusive no localde trabalho.
*Utilize lâmpadas de baixo consumo de energia.
*Modere o consumo de latas de alumínio.
*Não compre ou use produtos de PVC em nada, contamina muitíssimo e não é reciclável.

5 – TRANSPORTE

*Diminua o uso do veículo particular, faça-o de forma eficiente.*Não viaje só, organize traslados em grupos ou em transporte coletivo.*Calibre satisfatoriamente os pneus, economizará gasolina e o motor não a queimará desnecessariamente.
*Revise a emissão de gases do seu veículo.
*Não acelere quando o veículo não estiver em movimento..
*O ar-condicionado reduz a potência e eleva o consumo de gasolina.*Diminua a velocidade, não ultrapasse 110 km/h , acima dessa velocidade há um excessivo consumo de combustível.
*Nunca sobrecarregue o veículo, não carregue peso desnecessário: maispeso, maior consumo de combustível.
*Prefira a bicicleta.

6 – PAPEL
*Reduza o consumo de papel. Sempre que possível, imprima os textos commenos margens e ou em colunas
*Use habitualmente papel reciclado
USE OS DOIS LADOS ao escrever ou fazer fotocópias.
*Faça somente as fotocópias imprescindíveis.
Fomente o uso de produtos feitos a partir de papel reciclado.*Reutilize as embalagens, caixas, etc.

7 - EDUCAÇÃO PELO EXEMPLO
*Inove, dê o primeiro passo. Seu exemplo educa automaticamente aspessoas à sua volta. Os bons e os maus exemplos. Eduque-se. Informe-see pratique. E tenha argumentos diversos para fundamentar suas ações eesclarecer dúvidas de pessoas diversas com relação à natureza sempre que solicitado.
Cobre dos comerciantes e empresas de quem você é cliente que tenham atitudes responsáveis com relação consumo em geral, e em particular de energia, água, e também com relação ao transporte, lixo, etc

MOBILIZE-SE juntamente com outros cidadãos para que se cumpram as leis ambientais e para que a legislação seja condizente com a gravidade do problema. Envie esta informação, indistintamente à todas as pessoas que estejam na SUA LISTA DE CONTATOS, não quebre esta "Cadeia Verde".

Nenhum comentário: