CHÁ CASEIRO PARA MUITOS MALES

Mitos

§  Chás não fazem mal à saúde: mesmo sendo naturais, os chás também possuem contraindicações. A maior parte das ervas não deve ser ingerida em excesso. Além disso, elas podem interagir com medicamentos, anulando seu efeito ou causando reações adversas. É importante buscar informações confiáveis antes de iniciar um tratamento com qualquer chá.

§  Café é mais prejudicial que os chás: assim como alguns chás, o café também traz benefícios para a saúde, mas não pode ser consumido em excesso.

§  Chás podem curar a gripe: a gripe é uma doença viral que não pode ser curada por medicamento natural. Alguns chás podem sim amenizar os sintomas da gripe, mas não curá-la.

§  O chá quente ajuda a queimar gorduras: a temperatura do chá não intervém na queima de gorduras. Porém algumas ervas podem dificultar a absorção a gordura pelo organismo.

§  Faz bem ingerir chá durante as refeições: os chás podem dificultar a absorção de nutrientes pelo organismo. Por isso, a bebida deve ser tomada 30 minutos antes ou depois das refeições.

§  O tratamento natural dispensa o acompanhamento médico: o ideal é sempre buscar uma opinião médica antes de iniciar o tratamento com chás.

Verdades


§  Chás ajudam a emagrecer: sim, eles auxiliam no emagrecimento, mas não fazem milagres. Os chás potencializam a perda de peso quando acompanhados de uma dieta com poucas calorias.

§  Algumas ervas podem combater doenças: vários estudos mostram que o chás são eficientes no combate de algumas doenças, mas é importante escolher as plantas medicinais adequadas.

§  Existem chás que acabam com a insônia: a melissa, a erva doce e o maracujá, por exemplo, ajudam a relaxar e melhorar a qualidade do sono.

§  Os chás previnem doenças do coração: algumas ervas realmente possuem substâncias que protegem o coração, mas os chás devem ser ingeridos até 2 horas depois de preparados para garantir esse benefícios.


§  Não devemos tomar um mesmo chá por período prolongado: com o passar do tempo, o organismo deixa de reagir às substâncias terapêuticas das ervas. Assim, o ideal é não ultrapassar o período de 30 dias ingerindo o mesmo chá.

§  Grávidas precisam tomar cuidado com os chás: as gestantes devem sempre consultar um médico antes de utilizarem os chás, pois algumas ervas são abortivas.

Pomada cicatrizante Às vezes algumas feridas e queimaduras demoram para cicatrizar. O processo de cicatrização depende da renovação das células da pele e, dependendo do grau da lesão, do local afetado e do organismo de cada pessoa, isso pode levar mais ou menos tempo. Quando dizemos que uma erva é cicatrizante, isso quer dizer que ela favorece esse processo. Esse é o caso erva de bicho, que atua na regeneração da pele, dentre outras propriedades terapêuticas. Hoje você aprenderá a preparar a pomada cicatrizante feita com erva de bicho. O medicamento caseiro pode ser utilizado em feridas e queimaduras leves. 2 colheres (sopa) de folhas secas de erva de bicho, o quanto baste de óleo mineral,  o quanto baste de parafina líquida Preparo: Coloque as folhas de erva de bicho em uma panela e cubra com óleo mineral. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 10 minutos, sempre mexendo com uma colher de pau. Depois coe o óleo e misture a mesma quantidade de parafina líquida. Mexa até obter uma mistura bem homogênea, vire em um recipiente com tampa e guarde em um local seco. Posologia Lave bem o local lesionado com água e sabão. Depois aplique a pomada, espalhando bem. Repita essa operação até a ferida estar completamente cicatrizada. 

Cuidados

Em casos de queimadura ou ferida, um médico sempre deve ser consultado. Somente um especialista poderá prescrever o tratamento correto para o seu caso. Os medicamentos caseiros devem apenas complementar esse tratamento.

Esporão ou faciste plantar 

As dores no calcanhar são o principal sintoma do esporão. O problema se caracteriza por uma calcificação na fáscia e no tendão muscular – localizados na região plantar dos pés. Essa calcificação se assemelha à espora do galo, de onde vem o nome da doença. No entanto, a dor não é provocada pelo esporão, como muitas pessoas imaginam, mas sim pela inflamação do tendão e da fáscia. Assim, o uso de anti-inflamatórios, combinado com tratamento fisioterápico é a melhor forma de amenizar as dores causadas pelo esporão. Causas do Esporão As mulheres são mais atingidas pelo esporão, principalmente as com idade entre 40 e 50 anos. No Brasil, cerca de um milhão de pessoas buscam tratamento médico para dores no calcanhar todos os anos. Na maior parte dos casos, a dor é sintoma de uma fascite plantar (inflamação na fáscia), que pode ou não vir acompanhada do esporão. Geralmente, a calcificação acontece em decorrência de um desgaste do tendão calcâneo. Por isso, as principais causas do esporão são: Atividade física, como corrida e caminhada; sobrepeso; Uso de sapatos desconfortáveis; Longos períodos em pé. 

Tratamento 

Estudos revelam que 80% dos pacientes que sofrem com o esporão deixam de sentir dores no calcanhar após algumas semanas de tratamento médico. Como dissemos, os especialistas recomendam os exercícios de fisioterapia e medicação para inflamações. São raros os casos em que a cirurgia para remoção do esporão é necessária. Uma boa dica para quem não consegue se livrar das dores constantes é o chá de sucupira ou a tintura preparada com as sementes da planta. É comprovado que a sucupira conta com substâncias anti-inflamatórias e analgésicas, que podem amenizar a dor e contribuir para o tratamento da fascite plantar. Veja também a receita caseira para combater o esporão do calcâneo.

Farinha de Berinjela 

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro investigou os benefícios da berinjela e mostrou que a farinha feita a partir da hortaliça é eficiente na redução do colesterol no sangue. Diferentemente do suco de berinjela, a farinha concentra todos os nutrientes e substâncias benéficas encontradas no alimento.

Assim, o consumo regular da farinha da berinjela é excelente para quem sofre com o colesterol alto. A receita ainda ajuda na redução do peso, previne doenças cardíacas e regula a pressão arterial. A melhor notícia é que a farinha pode ser feita em casa e o preparo é muito simples. Anote os ingredientes e mãos à obra. Você vai precisar de:1 quilo de berinjela Preparo: Lave as berinjelas e depois seque-as bem; Corte a hortaliça em fatias com mais ou menos um dedo de espessura; Leve ao forno (160º C) por cerca de 3 horas ou até que as fatias estejam bem secas e quebradiças; Use o processador ou o liquidificador para triturar as berinjelas até obter um pó fino; Guarde a farinha em um pote bem fechado (a validade do produto é de 1 ano). Posologia Consumir 2 colheres (sopa) da farinha de berinjela ao longo do dia. O pó pode ser utilizado no preparo de sucos, vitaminas, bolos, pães e refogados. Cuidados O uso da farinha de berinjela não substitui o tratamento médico para o colesterol. Converse com o seu médico e siga suas recomendações.

Nenhum comentário: