OS 5 PRINCÍPIOS DO REIKI



OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI, ou GO KAI 

Como é chamado em língua japonesa, é considerado um dos elementos importantes do Reiki Tradicional Japonês. Eles foram criados pelo mestre Mikao Usui, logo após a fundação do Instituto Usui Reiki Ryoho, para que fossem usados como uma forma de elevação espiritual constante tanto para aqueles que eram praticantes quanto para as pessoas que buscavam o tratamento com o Reiki.

Existe uma história que conta o motivo da criação desses 5 RPINCÍPIOS que diz o seguinte: Mikao Usui Sensei ou o mestre Mikao Usui verificou que muitas pessoas que já se encontravam livre de suas doenças através das aplicações do Reiki, regressavam continuamente com novas doenças. Ele observou que nada adiantava a cura do corpo, se essas pessoas não pudessem refletir sobre a vida que levavam e o motivo dessas doenças retornarem. Foi a partir dessa constatação, que ele criou os Cinco Princípios para que as pessoas pudessem refletir sobre a sua verdadeira cura, que deveria ser uma cura não só física, mas também que envolvesse sua conscientização e desenvolvimento espiritual. Nós podemos sentir, através da entoação dos CINCO PRINCÍPIOS, que suas palavras nos convidam a uma reflexão diária de como devemos vigiar nossas atitudes e pensamentos com relação à vida que levamos.



OS CINCO PRINCÍPIOS são compostos de UM PREÂMBULO e de 5 FRASES que dizem o seguinte:

SOMENTE POR HOJE:

NÃO SE ZANGUE
NÃO SE PREOCUPE
SEJA GRATO
CUMPRA COM SEUS DEVERES
SEJA GENTIL COM TODOS



O mestre Mikao Usui dizia que embora curtos, os 5 PRINCÍPIOS encerram um significado profundo que todos nós deveríamos observar. E ele afirmava, também, que deveríamos compreender como é importante viver o momento presente e respeitar o agora, aproveitando todos os dias de nossas vidas para melhorar a nós mesmos. Por isso ele inicia os 5 PRINCÍPIOS DIZENDO: SOMENTE POR HOJE, mas na verdade, quando ele diz SOMENTE POR HOJE ele quer dizer, um dia após o outro siga os 5 PRINCÍPIOS:


O 1º. Princípio diz: NÃO SE ZANGUE



Muitas vezes as pessoas se zangam facilmente por coisas mínimas e sempre que elas têm que repetir determinada atividade a mesma atitude acontece, ou seja, elas fazem o que nós chamamos de atitude a contra-gosto, por pura obrigação ou para se verem livre da situação. Uma atitude a contra-gosto ou feita por obrigação é algo bastante negativo e desagradável para qualquer um.




Outra atitude comum das pessoas é zangar-se quando as coisas não acontecem como elas esperam. Na verdade, independente do que acontece em suas vidas, o momento poderia ser aproveitado para se refletir o porquê das coisas acontecerem daquela forma e não de outra. Muitas vezes, com o tempo, essas mesmas pessoas descobrem que foi bom da forma que foi, mas quando se dão conta disso, elas já se zangaram e, muitas vezes, até ofenderem ou machucaram outras pessoas.




SOMENTE POR HOJE NÃO SE ZANGUE é uma mensagem que nos convida a uma reflexão mais sincera conosco mesmos, de nossos atos e de nossas atitudes perante as pessoas a vida. Nos lembra sempre que com ou sem zanga a vida caminha, então porque não buscarmos o caminho do meio mais ameno e menos estressante.




O 2º. PRINCÍPIO diz: SOMENTE POR HOJE NÃO SE PREOCUPE







Na mesma medida, a preocupação é outro estado psíquico que nos causa muito mal. A pre-ocupação nos ocupa de algo que ainda não aconteceu e passamos a sofrer por antecipação. Muitas vezes sem a mínima necessidade, porque fazer tempestade em copo d'água é algo que afeta não só a nós mesmos, mas a todos que estão ligados a nós. O que nós observamos é que muitas vezes os fatos e acontecimentos em nossas vidas se resolvem por si mesmos, e toda a preocupação que sentimos apenas nos trouxeram dor de cabeça e gasto de energia desnecessários. Todo tipo de preocupação emite energias negativas e cria formas a partir de nossos próprios pensamentos, então evitar a preocupação é evitar que coisas aconteçam pelas nossas próprias mãos. Este é o tipo de estado psíquico que desprotege muito mais do que imaginamos, por isso Mikao Usui Sensei dizia: Se há algo que o preocupa, liberte sua preocupação e deixe que o Universo decida por você.




O 3º. PRINCÍPIO diz: SOMENTE POR HOJE SEJA GRATO




O PRINCÍPIO da GRATIDÃO, no meu ponto de vista, nos concede a oportunidade de avaliarmos o quanto devemos ser gratos por tudo que temos em nossas vidas. Muitas vezes, as pessoas agradecem apenas quando recebem algo. Se as coisas não vão como elas desejam, a tendência é reclamar, tornarem-se negativas, proferirem até palavras nada positivas. Essa condição só pode fazer atrair mais dificuldade, porque não há entendimento nem aprendizagem da situação. Mesmo o pior conflito nos traz mensagens importantes para nosso crescimento pessoal e espiritual, mas em geral, não é dessa forma que as pessoas entendem. Por isso, a Gratidão é um ato que deve ser constante em nossas vidas, independente dos resultados externos que tivermos. Tudo que é contrário as Leis Universais interfere no fluxo dessa energia, trazendo todo tipo de experiências, muitas vezes nada agradáveis. A ingratidão e a insatisfação bloqueiam o fluxo dessa energia e nos faz experimentar a própria condição que criamos. Por isso, pratiquemos a Gratidão para que a energia possa sempre fluir em nossas vidas!




O 4º. PRINCÍPIO diz: CUMPRA COM SEUS DEVERES (COM AMOR E COM HUMILDADE)




Este PRINCÍPIO nos remete ao cumprimento de tudo que está sob nossa responsabilidade, inclusive a nossa própria maneira de viver a vida. Cumprir com nossos deveres pode significar um ato simples de cuidar de nosso espaço externo, que pode ser o nosso trabalho ou a nossa casa. Certas tarefas simples como o ato de arrumar uma cama, lavar uma vasilha, limpar a casa não são aceitas por algumas pessoas, executá-las de forma espontânea promove a fluidez da nergia. E isso vale para tudo que estiver sob nossa responsabilidade. Eu digo sempre que CUMPRA COM SEUS DEVERES deve vir acompanhado por COM AMOR E COM HUMILDADE, porque se cumprirmos nossos deveres com amor e humildade jamais ficaremos zangados. Então nós cumpriremos não só 1º. PRINCÍPIO mas o 2º. também.




O 5º. e último PRINCÍPIO diz: SEJA GENTIL COM TODOS




O ensinamento deste PRINCÍPIO se refere à forma com que nós nos relacionamos com tudo que está ao nosso redor e, também, à forma que nos doamos. Aqui o recado é seja gentil com as pessoas, com a natureza, com os animais, sem distinção. Em nossa vida diária, muitas vezes, nós encontramos pessoas que não são nada gentis, mas se nos dispusermos a tratá-las com respeito e impessoalidade, nós estaremos criando para nós um ambiente social mais favorável.




Um exemplo muito claro disso, é quando uma pessoa diz que não vai cumprimentar alguém, porque esse alguém também não a cumprimenta. Até que um dia ela descobre que a pessoa de quem ela falou também estava pensando o mesmo dela. Ou seja, ela deixou de ser gentil porque cobrou do outro o que ela mesma não ofereceu. Por isso, considero que tudo acontece a partir de nós mesmos e mesmo que as pessoas não sigam o nosso exemplo, nós já estaremos cumprindo com nossa parte e cumprindo com esse PRINCíPIO.




Nós sabemos que todo ato e atitude positivas geram reciprocidade e retornam a nós duplicadas. Então os PRINCÍPIOS DO REIKI nos remete à lei de causa e efeito. Aquilo que gerarmos receberemos na mesma medida.




O mestre Mikao Usui dizia que o Reiki era valioso para todas as situações de conflitos e, principalmente, para podermos viver de acordo com os 5 PRINCÍPIOS, pois uma de suas atuações era nos equilibrar espiritualmente para obtermos qualidade de vida e gerar, também, qualidade de vida.

Nenhum comentário: