DIA DAS CRIANÇAS

O Dia das crianças está se aproximando e muitas pessoas já começam a se preocupar com o que vão comprar de presente para seus filhos. Esse é um ritual que há muito tempo as pessoas utilizam para expressar seus sentimentos perante aqueles que afirmam amar. Não discordo, afinal também sou mãe e, muitas vezes, cumpri com esse ritual. final, qual é a criança que não deseja um presente no dia das crianças?

Entretanto, o que mais me chama a atenção é que o presente se tornou o substituto de muitas coisas em suas vidas. Apenas para citar algumas: aquilo que preenche seu mundo de fantasias e lhe dá colorido à sua vida, muitas vezes, nada colorida; um momento para se esquivarem de si mesmas e esquecerem o quanto são esquecidas por aqueles que lhe dizem amar tanto; ou o simples ato de brincar, que tomou outro rumo além da brincadeira verdadeira e genuína, que foi herdada pelas crianças e seu mundo mágico, sem medos, agressividades, desrespeito e falta de cuidados básicos.


Muitos, ao lerem essa afirmação, dirão que isso não se aplica a si, pois dão todo o conforto material para que seus filhos possam ter o que eles mesmos nunca tiveram. Entretanto, paro e reflito com aqueles que ainda permanecem nesta leitura, o quanto os valores básicos foram esquecidos ou negligenciados pelos pais ao educarem seus filhos. A maior parte considera que um presente pode substituir o que há de mais valioso nesse mundo: a presença, a companhia, a compreensão e a afetuosidade dos pais.

Por muito tempo, ainda que um lampejo lhes mostrem o contrário, muitos pais continuam a repetir com seus filhos o que receberam de seus próprios pais. E mais ainda, se esquecem que nada e ninguém poderá consertar seus erros, quando em um futuro não tão longinquo, forem acordados pela realidade, de que seus filhos passarão a repetir seus próprios erros e enganos.

Li a pouco, que aos olhos de uma criança, a pessoa mais feia pode ser transformada em um belo príncipe ou em uma bela princesa. Então me pergunto: quais os olhos que os pais utilizam quando pensam em comprar um presente para seus filhos?

Deixo em aberto esta pergunta e passo para outra mais realista: o quanto de amor e compreensão deixaram de oferecer a meus filhos a ponto de querer com um presente preencher um vácuo que ninguém jamais poderá fazê-lo?

Um presente genuíno jamais será esquecido, mesmo que seja uma caixa de papelão repleta de materiais recicláveis, que convidem as crianças a viverem sua realidade à sua forma, sem interferência daqueles que a dizem amar.

Conheçam e descubram o que há de mais precioso no caráter de seus filhos, antes de lhes oferecerem um presente.

Reserve um espaço em seu precioso tempo para conhecerem melhor o que há de mais precioso em sua vida: Seus Filhos.

Nenhum comentário: