QUAL O PREÇO DA SAÚDE?

Primeiramente, paremos para refletir se saúde tem preço, porque se tiver, então, ela virou um material de barganha e entramos no velho mundo consumista que considera que tudo tem um preço.


O porquê de minha pergunta? Venho refletindo sobre o fato das pessoas escolherem um terapeuta ou profissional em terapia holística pelo valor que ele estabelece em seus honorários. Na maioria das vezes, a busca de algum profissional dessa área é feita pelo valor da consulta, isso para que haja adequação ao orçamento.



Mas eu pergunto sinceramente a todos que me leem, a saúde é um objeto como outro qualquer de compra e venda?

Qualidade de vida e saúde sempre caminharam juntos, por isso, na hora da escolha de um profissional qualificado, enfatizo, q u a l i f ic a d o, seguem algumas diretrizes básicas: a primeira, que nosso desejo de ser saudável já coloca em nosso caminho o profissional capacitado para nos auxiliar, seja através de um anúncio via jornal, via mundo virtual, como nas homepages ou por outro meio qualquer. Isso chama-se Sincronia: basta sincronizar com o que realmente necessitamos que o universo provém, daí é só enxergarmos os sinais que nos são enviados.



Mas voltemos ao objeto de compra e venda. Quando decidimos comprar um carro, por exemplo, se for novo, primeiro vamos escolher pelo modelo, marca e podemos nos basear em nosso orçamento mensal e o quanto vamos ter que pagar. Se for usado, então, vamos utilizar outros critérios como ano de uso, marca, modelo etc. Mas e com a saúde, que critérios usamos para mantê-la? Primeiro e mais importante é saber sobre nossa qualidade de vida e em que ponto estamos para que nossas necessidades possam ser atendidas. Se há qualidade de vida, então, basta que façamos a manutenção. Se não há, busquemos orientações para saber em que ponto de nossas vidas precisamos dar atenção: meu físico que precisa de melhor manutenção? meu emocional é que precisa de cuidados? Meu mental ou espiritual? Seja qual for a necessidade, lembre-se sempre que a saúde está sempre em primeiro lugar e dinheiro algum poderá comprá-la. Principalmente, quando chegarmos a um ponto em que o corpo não mais responde, seja a que instrumento de equilíbrio for.



Quando tiver que decidir por esse ou por aquele profissional que possa ajudar na manutenção de sua saúde, seja ela física, mental, emocional ou espiritual, lembre-se de que saúde não tem preço. Por isso procure escolher o profissional não por quanto ele cobra em suas consultas, mas pelo que ele poderá fazer por você para que você reconquiste sua saúde integral, que envolve uma cura que vai além do corpo físico. A saúde é a aliada número um de nossas conquistas materiais e espirituais, negligenciá-la é o mesmo que negarmos a nossa própria existência.

Nenhum comentário: