TERAPIA HOLÍSTICA

Terapia Holística


Do grego holos, Teoria segundo a qual o homem (o ser humano) é um todo indivisível, que não pode ser explicado pelos seus distintos componentes (físico, psicológico ou psíquico) e considerados separadamente. Dicionário Aurélio
Definição oficial outorgada pelo Conselho Federal de Terapia Holística

Terapia Holística é uma proposta predominantemente preventiva, em que se busca o equilíbrio corpóreo, psíquico, social por meio de estímulos os mais naturais possíveis. Seu objetivo é despertar os próprios recursos do cliente, almejando a auto-harmonização pela ampliação da consciência.


Proposta Principal

A proposta principal do Tratamento Holístico é promover o bem-estar, a harmonia e o equilíbrio, englobando todos aspectos da vida humana, sejam eles pela perspectiva emocional, psíquica, física ou espiritual. É complementar, pois pode ser associado a todo tipo de tratamento, seja ele convencional ou não, facilitando a recuperação e promovendo o restabelecimento de forma mais harmoniosa.



Conceito de Cura

Para a Terapia Holística, o conceito de cura envolve o restabelecimento da saúde não só no aspecto físico, mas emocional, psíquico e mental, através dos próprios recursos vitais do corpo. Todo esse processo requer conscientização e aprendizagem por parte da pessoa, que, aos poucos, reconhece em si mesmo o poder de autotransformação e resgate de seu equilíbrio. Portanto, a verdadeira cura somente acontece quando há a expansão da consciência por parte de quem a deseja.


IMPORTANTE

É importante frisar que a Terapia Holística não atua por si só, pois o profissional que a utiliza precisa, primeiramente, passar pelo processo de autoconhecer-se e autocurar-se para poder ter o verdadeiro entendimento do que seja este conceito. A partir daí, estará, verdadeiramente, apto para ajudar todos aqueles que buscam por sua ajuda.

Nenhum comentário: